Ortopedia e Traumatologia Medicina do Esporte
Artigo de revista especializada publicado
01.09.2023
Publicado mais um artigo de atualização da revista Proato, sobre a abordagem ao paciente vítima de fratura transtrocantérica de fêmur. O capítulo foi produzido pela equipe de especialização em Cirurgia do Trauma Ortopédico do Hopital Municipal Miguel Couto, comandada pelo Dr. Vincenzo Giordano, contando também com a participação do coordenador da residência médica Dr Marco Lages e do chefe do Serviço Dr Ney Pecegueiro.
A Revista Proato é uma tradicional iniciativa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para promover a Educação Continuada entre seus associados e residentes.
Capítulo de livro publicado
29.09.2022
Será lançado no Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício o livro Beira do Campo, produzido pelos Drs Rodrigo Goes, Rodrigo Lasmar e João Granjeiro, sobre a abordagem médica em meio ao ambiente de competições.
Os Drs Marco Lages, Ney Pecegueiro e Felipe Malzac, do Departamento Médico da Confederação Brasileira de Voleibol contribuíram com o capítulo referente às lesões nesse esporte.
Protocolo publicado
09.07.2020
Divulgado pela CBV o guia médico com orientações protetivas para o retorno às atividades do voleibol brasileiro, uma colaboração entre todos os membros do Departamento Médico das seleções brasileiras masculina e feminina de voleibol de quadra e de praia, estabelecendo o protocolo de conduta para o retorno das atividades dos clubes e seleções de voleibol após a pandemia de COVID-19. O protocolo está disponível no site cbv.com.br, tendo tido a participação dos médicos João Olyntho Machado Neto, Ney Coutinho Pecegueiro do Amaral, Julio César de Carvalho Nardelli, Felipe Malzac Franco, Felipe Serrão Mendes de Souza, Ricardo Hideki Yanasse, Marcos Vinicius Muriano da Silva, e Marco Martins Lages, além dos preparadores físicos José Elias de Proença, Renato Sergio Bacchi e Guilherme Pereira Berriel.
Artigo apresentado em congresso
16.08.2019
Apresentado no V Congresso da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, no Rio de Janeiro, um pôster científico sobre as lesões mais comuns no voleibol. O artigo mostra a experiência de quatro anos do grupo comandado pelo Dr Ney Pecegueiro, e teve também como colaboradores os médicos Felipe Serrão, Felipe Malzac e Marco Lages, além dos fisioterapeutas Matheus Cardoso, Vinicius Santos e Aridone Borgonovo.
Capítulo publicado
08.08.2018
Publicado no livro Ortopedia e Traumatologia, produzido pela SBOT, e comandado pelos Drs. Geraldo Motta e Tarcísio Barros Filho, um capitulo sobre a utilização da transfusão de sangue no paciente politraumatizado ou naqueles submetidos a procedimentos cirúrgicos ortopédicos de grande porte.
O artigo foi escrito pelo Dr. Vincenzo Giordano, em parceria com a equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Miguel Couto, Drs. Marco Lages, Felipe Serrão, Renato Caravellos e Ney Pecegueiro do Amaral.
Ortocurso
27.11.2017
Sábado foi dia de mais um módulo do Ortocurso, voltado para residentes em Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na sede da SBOT-RJ, em Botafogo, e faz parte do programa de educação continuada da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT-RJ.
O Dr. Marco Lages participou ministrando 3 palestras, sobre lesões musculares, fraturas do platô tibial e fraturas do osso do antebraço. Posteriormente, ainda participou de um workshop com demonstração prática do tratamento de osteossíntese intramedular para as fraturas diafisárias de fêmur.
Sessão Científica de Ortopedia e Traumatologia da Clínica São Vicente
05.10.2017
Ontem foi mais um dia de discussão científica na Clínica São Vicente da Gávea. O Dr. Marco Lages apresentou uma palestra sobre as doenças do tendão patelar, desde as tendinopatias mais simples de tratamento conservador até aos casos mais complexos de revisão e com necessidade de enxertia.
A discussão foi moderada pelo Dr Felipe Serrão, representando a coordenação científica da Clínica São Vicente. A discussão se seguiu ainda com a participação do Prof. Karlos Mesquita, além do Dr. André Gismonti, que contribuíram com a sua experiência na abordagem dessas lesões.
Artigo publicado
02.03.2021
Publicado na revista Acta Scientific Orthopaedics um estudo anatômico propondo um portal acessório na abordagem artroscópica do tratamento cirúrgico da sequela da doença de Osgood-Schlatter. O artigo foi tese de mestrado na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) e contou com a colaboração do prof. Max Ramos em sua elaboração.
Artigo publicado
16.03.2020
Publicado na revista Archives of Sports Medicine uma revisão epidemiológica sobre as lesões mais comuns no voleibol de elite. O artigo mostra a experiência de quatro anos do grupo comandado pelo Dr Ney Pecegueiro, que tem como colaboradores os médicos Felipe Serrão, Felipe Malzac e Marco Lages, além dos fisioterapeutas Matheus Cardoso, Vinicius Santos e Aridone Borgonovo.
Artigo publicado
29.07.2017
Publicado na revista Journal of Clinical Orthopaedics and Trauma um um artigo de revisão sobre os princípios gerais de tratamento das fraturas de cabeça do fêmur, ressaltando a alta taxa de complicações relacionadas a esse tipo de lesão.
Artigo escrito pelo Dr. Vincenzo Giordano, em parceria com a equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica São Vicente, Drs. Marco Lages, Felipe Serrão, Renato Caravellos, Paulo Di Tulio, além do Prof. Hilton Koch.
Artigo publicado
23.05.2017
.
Publicado na revista EC Orthopedics um editorial ressaltando o papel do médico da sala de emergência dentro do atendimento inicial ao politraumatizado, mostrando o desafio em se assegurar a conduta adequada e a importância do tempo nos casos de maior gravidade.
Artigo escrito pelo Dr. Vincenzo Giordano, em parceria com a equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica São Vicente, Drs. Marco Lages, Felipe Serrão, Renato Caravellos e Paulo Di Tulio.
Artigo publicado
30.03.2017
.
Publicado na revista Cadernos Brasileiros de Medicina um estudo epidemiológico mostrando a experiência de 4 anos no tratamento ortopédico para vítimas de projéteis de armas de fogo no Hospital Municipal Miguel Couto, incluindo todos os riscos de morbidade e mortalidade, diferentes padrões de fratura e segmentos envolvidos.
Artigo escrito pelo Dr. Marco Lages, em parceria com a equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia Professor Nova Monteiro, incluindo os Drs Vincenzo Giordano e Ney Pecegueiro do Amaral, além do Dr Max Ramos da Universidade do Rio de Janeiro.