Ortopedia e Traumatologia Medicina do Esporte
Educação continuada constitui extrema relevância para a atividade médica, e isso é colocado diariamente em prática durante as atividades acadêmicas realizadas na preceptoria da residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Miguel Couto.
Membro da preceptoria desde 2013, quando começou a auxiliar os trabalhos de seus predecessores Dr. Vincenzo Giordano e Dr. Felipe Serrão, o Dr. Marco Lages assumiu em 2020 a liderança dessa preceptoria, comandando a coordenação de aulas relacionadas à ortopedia e à traumatologia, orientando a preparação dos residentes para a prova de obtenção do título de especialista, e promovendo a discussão de casos durante as sessões clínicas diárias deste serviço, que é referência nacional em qualidade acadêmica e em atendimento ortopédico no serviço público. Em 2023, foi passada a coordenação para o Dr. Eder Souto, mantendo ainda a participação ativa na preceptoria da residência.
Em 2017, o Dr. Marco Lages fez parte da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT-RJ, e ainda participa frequentemente como instrutor de cursos voltados para os residentes em ortopedia do Estado do Rio de Janeiro.
Além disso, é professor do módulo de Ortopedia e Traumatologia do Curso de Medicina do Esporte do Instituto de Ensino e Pesquisa HZM, vinculada ao Centro Universitário Ingá - UNINGÁ, desde 2015.
Nesta seção, temos alguns exemplos da produção científica e artigos publicados.
Outras Publicações
2023 Fraturas Transtrocantéricas do Fêmur - Revista PROATO
2023 Discutindo um Artigo Científico - Manual do Preceptor 4a Edição - SBOT
2022 Capítulo Lesões Específicas do Esporte: Voleibol - Beira do Campo - Ed Thieme
2020 Guia médico e orientações protetivas para o retorno às atividades do voleibol brasileiro - protocolo de retorno aos treinamentos após a pandemia COVID-19 - Confederação Brasileira de Voleibol
2018 Capítulo Transfusão sanguínea no Trauma - Ortopedia e Traumatologia - SBOT - Ed. Elsevier
2013 Controle do Dano Ortopédico - Revista PROATO
2013 Fraturas do Anel Pélvico: abordagem inicial - Revista Orto & Trauma